Apresentação da Apple 2014, iPhone 6, IOS 8 e o Apple Watch

09173455089150

Nesta terça-feira, dia 9 de setembro de 2014, a Apple apresentou todas as novidades que está lançando, entre elas, produtos como o iPhone 6 e o Apple Watch. O chato disso é que todas essas novidades vazaram antes de serem oficialmente apresentadas, o que tirou o efeito “UAU” que normalmente as apresentações da Apple tem.

Veja esse vídeo resumo do TecMundo.

O evento

09173531328151

Todos os mistérios chegariam ao fim com o evento programado para as 14 horas (horário de Brasília). A apresentação seguiu a tradição e ocorreu na cidade de Cupertino, estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

A transmissão começou cheia de problemas. Os anúncios foram exclusivos para quem estivesse usando a plataforma Mac e o browser Safari, não foi permitido que os usuários do Windows e do Google Chrome tivessem acesso à transmissão da empresa.

Pior, no entanto, foi o fato de que muitos daqueles que atendiam aos pré-requisitos para assistir o evento foram recompensados com… Uma tela de erro. Pois é, se você passou por isso, saiba que certamente não foi o único: ao que tudo indica, a grande maioria das pessoas sofreu com problemas de visualização logo que a Apple começou a falar do Apple Pay – erro que, aliás, durou mais de uma hora.

Segundo relatos, o erro consistiu, na maior parte do tempo, em exibir a imagem que você confere abaixo. Quando algum vídeo era mostrado, porém, não havia nada da nova ferramenta da Apple, mas sim gravações mostrando o público se posicionando em seus lugares para a apresentação.

10114619586223

A causa do problema não foi revelada pela empresa. Mas, segundo fontes internas do The Wall Street Journal, o erro foi resultado de uma série de mudanças de última hora na página da transmissão. Isso, junto do fato de que o feed não estava corretamente codificado em um módulo de blog ao vivo, teriam sido os principais culpados.

Já Dan Rayburn, um analista da Frost & Sullivan, especialista em transmissões ao vivo, vem para reforçar as afirmações acima. “A Apple fez algumas decisões realmente ruins sobre como eles estruturaram a página”, disse ele.

É claro que a internet, por sua vez, não deixou barato. Fãs insatisfeitos não pouparam tweets reclamando do ocorrido — em uma quantidade tão grande, de fato, que, de acordo com o site Phone Arena, o número de posts insatisfeitos na rede social superou em muito os comentários feitos em relação à revelação do iPhone 6.

Felizmente o erro foi corrigido, mesmo que um bom tempo depois de ser identificado, permitindo que as novidades fossem apresentadas normalmente a tempo da revelação do Apple Watch.

iPhone 6

hero_xlarge

A apresentação do que todos já sabiam. Essa foi a sensação para quem assistia sobre o iPhone 6. Praticamente todas as novidades já eram sabidas pelo público devido aos vazamentos. Nem a revelação de dois modelos do aparelho pegou alguém de surpresa. Suas telas trouxeram os tamanhos de 4,7 e 5,5 polegadas, sendo que o modelo maior é chamado de iPhone 6 Plus.

09173558628152

Tanto o iPhone 6 quanto o iPhone 6 Plus contam com um tipo novo de display que a Apple chama de Retina HD, o normal com resolução de 1334×750 com densidade de pixels de 326 ppi, enquanto o Plus é Full HD (1920×1080) tem densidade de pixels de 401 ppi – ele tem 185% mais pixels que o iPhone 5s. Aliás, como o iOS foi adaptado para o novo tamanho, mexer no plus é uma experiência semelhante à do iPad mini.

Só para lembrar, a Apple no passado já fez um comercial zombando de celulares com telas grandes. É… os tempos mudam.

Para os desenvolvedores e designers, uma constatação é óbvia. Com o iPhone 5S, 6 e 6 Plus, o que percebemos é a quantidade de resoluções de tela do iPhone aumentando… tirando aquela ideia redonda e perfeita de um único telefone, “O” telefone, “O” iPhone. Cada vez mais vemos um iPhone se aproximando dos modelos da concorrência e perdendo algumas de suas características marcantes. Seria isso evolução ou uma necessidade para não sair do mercado?

As telas 4,7″ e 5,5″ já eram esperadas, assim como outros detalhes revelados. Por exemplo, os botões de volume, na lateral esquerda, ganharam um formato de pílula, sendo que antes eram bolinhas; do outro lado ficou o de ligar/desligar, que antes era encontrado na parte superior do aparelho. A Apple diz que fez isso para melhorar o manuseio. Os botões de volume foram redesenhados mais longos para serem encontrados mais facilmente. Já o botão Repousar/Despertar agora fica na lateral.

botoes

 

O novo iPhone tem a ideia de deixar tudo ao seu alcanse, sendo assim, o software foi otimizado para aproveitar o melhor do design. Com novos recursos como alcançabilidade (sim a apple usou essa palavra), você pode interagir com a tela maior de maneiras diferentes. Um toque duplo no botão início faz a tela descer para mais perto do seu polegar. E para navegar com facilidade no Safari ou Mail, deslize a tela da esquerda para a direita para voltar, ou o contrário para avançar. A nova superfície contínua do iPhone pretende tornar os gestos mais simples, no entando, a quantidade de novidades e gestos começam a pesar, está sendo preciso aprender a usar o iPhone, diferente daquela concepção de poucos botões, muita facilidade.

smart_right_large

Em geral o design do aparelho está muito bonito, ele está mais fino e com os cantos arredondados, uma ergonomia melhor diferente das versões anteriores. Seus componentes internos estão mais modernos e menores, para evitar que o iPhone seja muito grande.

Para aqueles que gostam de personalizar a aparência externa do aparelho, a Apple oficializou o lançamento de uma série de capas para proteger o iPhone. São cases de silicone, disponíveis em seis cores diferentes, e de couro, que chegarão em cinco unidades distintas.

Quem assistiu a apresentação provavelmente notou em determinada hora que, atrás do CEO Tim Cook, que fazia a apresentação dos smartphone e do sistema operacional móvel, apareceu uma enorme e deslumbrante flor roxa — um dos papéis de parede do iOS 8.

Agora, com a liberação da versão GM (Golden Master) do novo iOS, você já pode experimentar esse e outros papéis de parede em qualquer aparelho. Isso porque o design gráfico por trás das imagens, Jason Zigrino, autorizou e compartilhou a divulgação das artes, retiradas diretamente do novo firmware da Apple.

Jason-Zigrino-iOS-8-GM-Wallpapers-9

Ao todo, são 15 novas imagens. Além da flor roxa que foi vista na conferência, há outras espécies, uma folha tradicional, paisagens gélidas, fotos do céu, da galáxia e até da Lua. A variação é alta e é possível escolher a que mais te agrada. Para fazer o download do pacote completo, é só clicar aqui.

Processamento

processador

Os iPhones 6 também vêm equipados com o processador A8, um chip 13% menor que o A7. Ele tem 64 bits, 2 bilhões de transistores em 20 nanômetros. Phil Schiller, vice-presidente de Marketing da Apple, disse que a mudança garante 20% mais rapidez de processamento, sendo que o chip gráfico ficou 50% mais poderoso.

Sem dar muitos detalhes, a Apple garante que os novos smartphones têm desempenho de bateria no mínimo igual à da geração atual, isso se não for melhor. O iPhone 6 Plus garante 24 horas de conversação em 3G, enquanto o normal fica em 14 horas – o grandão ainda permaneceria 16 dias ligados em modo standby contra 10 do modelo menor, mas fica a pergunta, de que adianta um aparelho em standby? A bateria como sempre é fixa. Lembrando que o iPhone já foi “zuado” no passado pelo desempenho de sua bateria.

bateriaGraças ao microprocessador M8, os aparelhos são capazes de entender quando o usuário estiver caminhando, pedalando ou correndo, além de calcular distâncias e elevação, medindo a pressão do ar. O 4G LTE ficou melhor e o iPhone agora suporta Wi-Fi 802.11ac.

Câmera e NFC

camera

Quanto à câmera, ambos contam com iSight de 8 megapixels, flash True Tone e uma abertura de sensor de f2.2 – o sensor foi totalmente reformulado e o foco automático ficou duas vezes mais rápido que o dos iPhones antigos. Dá para fazer vídeos em 1080p com 30 ou 60 quadros por segundo, mas, em slow motion, 120 quadros ou 240 quadros por segundo. A Apple diz que as fotos panorâmicas chegam a 43 megapixels. O iPhone 6 tem estabilização de imagem digital enquanto o Plus vem com estabilização óptica.

09173638377154

A câmera traseira foi confirmada como tendo 8 MP, com um autofoco extremamente rápido e muitos recursos extras. Se você adora tirar “selfies” e conhece um monte de gente que pratica essa modalidade, fique sabendo que a Apple também notou e em breve outros celulares também melhorarão sua câmera traseira. Olha aí a geração do “eu, eu, eu” ganhando novas armas.

selfIOS 8

Com novos recursos e funções como por exemplo usar os apps de saúde e boa forma para se comunicar com o seu médico, o IOS 8 também foi incrementado. Os desenvolvedores agora têm mais acesso e contam com novas ferramentas para integrar aos seus apps.

O aplicativo de mensagens agora grava e envia mensagens de voz e é possível ouví-las em reprodução ou colocando o telefone no ouvido. Enviar vídeos, grupos de conversa, mostrar sua localização e ver a da outra pessoa, ver todos os anexos de uma vez, tudo possível e incrementado, o que lembra muito as funcionalidades do Whatsapp.

chat

O iPhone vem cheio de apps que aproveitam ao máximo a arquitetura avançada de 64 bits do chip A8. Importante citar também que a integração do iPhone com outros aparelhos Apple está melhorada, podendo por exemplo começar algo no telefone e continuar no iPad ou no Mac.

Apple Pay

09173655928156

Uma grande novidade dos iPhones 6 é que eles vêm com NFC, o que permitiu a criação de uma plataforma de pagamentos chamada Apple Pay. Ela mantém informações de cartão de crédito criptografadas por trás do Touch ID (o sensor biométrico dos aparelho) e transforma os smartphones em carteiras virtuais – em caso de perda ou roubo, tudo isso pode ser apagado via Find my iPhone. Nos Estados Unidos, isso funcionará com Anerican Express, Mastercard e Visa e mais de 22 mil lojistas já confirmaram que usarão a novidade.

Preço e lançamento

09173714180157

O iPhone 6 chega às lojas norte-americanas em 19 de setembro custando US$ 199, US$ 299 e US$ 399 nas versões com 16GB, 64GB e 128GB. Já o Plus sairá por US$ 299, US$ 399 e US$ 499, respectivamente. A última geração continua disponível, sendo que o 5c sairá de graça mediante contrato e o 5s, por US$ 99. A pré-venda começa no dia 12, mas a Apple promete levar o aparelho a 115 países até o final do ano.

Com o anúncio do iPhone 6 e de seu modelo Plus, a versão Classic do iPod deixa de ser vendida através da Apple Store. A partir de agora, somente é possível optar pelas versões nano, shuffle e touch do aparelho, com no máximo 64 GB de capacidade interna de armazenamento.

Apple Watch

09173731667158

Com um belíssimo trailer, a Apple quase pegou todos de surpresa. Para a infelicidade dela, muitos já esperavam o anúncio de um smartwatch da companhia, o que não diminuiu a expectativa para o que estava para ser apresentado.

Um dos detalhes mais chamativos desse dispositivo e que ganhou grande atenção na apresentação foi o Digital Crown, espécie de botão giratório que trará inúmeras funções. Um dos principais argumentos da empresa para trazer essa novidade foi a necessidade de evitar que as pessoas ocupem toda a tela do relógio com gestos e toques.

O smartwatch também traz a tecnologia Retina display, mas dessa vez é equipado com uma lâmina de cristal de safira. Além disso, os mecanismos de leitura de pulso e sincronização de horário são recursos que receberam certa atenção por causa da precisão.

O dispositivo também ganhou muito destaque por causa de seu design customizável e suas funções compartilhadas entre outros relógios. É possível, por exemplo, enviar seus batimentos cardíacos e desenhos feitos na tela diretamente para outro Apple Watch.

09173749202160

Como não poderia deixar de ser, o smartwatch também possui funções que o transformam em um excelente personal trainer para acompanhar todas as atividades físicas. O aplicativo Workout é capaz de mostrar, em tempo real, várias medidas capturadas enquanto o dono do Apple Watch o utiliza.

Para finalizar, foram apresentados três grupos de pulseiras que contemplariam estilos e gostos distintos de cada pessoa. O relógio terá preço oficial de US$ 349 e só estará disponível a partir do começo do ano que vem.

09173802961161

 

U2 na iTunes

Perto do fim da apresentação, quem subiu no palco foi o U2, grupo musical que traz mais uma surpresa aos consumidores. Na iTunes Store, um álbum da banda será distribuído para todo os cadastrados até o dia 13 de outubro.

De acordo com Tim Cook, esse será o maior lançamento de um álbum no mundo, sendo que 119 países terão essa novidade disponível. Mais de 500 milhões de pessoas ganharão esse presente e qualquer um pode se cadastrar e usufruir dessa regalia também.

09173819451163

 

Informações: Olhar Digital, TecMundo
Adicionais: Urucum Digital

Anúncios
Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Apresentação da Apple 2014, iPhone 6, IOS 8 e o Apple Watch

  1. Bruno disse:

    Quando acho que vou comprar um modelo bom, surge outro melhor ainda! Ta decido, vou esperar, hahaha

  2. […] o Apple Watch não chega no mercado, um outro gadget vestível já obteve sucesso antes mesmo de ser lançado. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: