O lindo redesign das notas da Noruega

Com motivo tradicional e moderno, as notas recém-reveladas da Noruega são literalmente obras de arte.

O redesign das notas norueguesas vão destacar imagens feitas pela firma de arquitetura Snøhetta e o estúdio de design gráfico The Metric System localizado em Oslo. Uma variedade de oito designers foram convidados a apresentar a sua proposta – “o mar” como tema – pelo banco central da Noruega, o Norges Bank, e o design vencedor será produzido e colocado em uso em 2017.

De um lado da nota é projetada por Snøhetta. Este escritório de arquitetura projetou algumas das infra-estruturas reconhecíveis do país, como a Oslo Opera House, uma arquitectura contemporânea que se parece com um iceberg penetrando na Oslofjord, por baixo.

O projeto deles para as notas apresentam imagens da costa norueguesa, distorcidas e pixelizadas com base na Escala de Beaufort (escala de vento). Quadrados para as notas de 50 que representam vento suave, e longos retângulos coloridos esticados para as notas de 1000 para significar vento forte.

notas

A série do The Metric System chamada de “The Living Spaces” (Espaços Vivos) foi selecionada para o outro lado das notas norueguesas. Ela vai mostrar imagens tradicionais e emblemáticos da Noruega um navio Viking, um farol e um peixe – mais as marcas d’água anti-falsificação necessárias e números de série. Para evitar confusão enquanto ocorre a mudança para o novo design, as cores usadas para cada denominação é baseada no esquema de cores atual de contas da Noruega. Pelo visto não é apenas o Real que é colorido, o Krone norueguês também mostra muitas cores.

50

100

200

500

1000

Esta não é a primeira vez que a arte foi colocada na moeda. A atual nota de 1000 tem um retrato do pintor norueguês Edvard Munch, de um lado e uma parte de sua pintura expressionista, “The Sun”, do outro lado. Este redesign incrível faz você querer apenas guardar as notas para você – sorte para aqueles que são econômicos.

O Norges Bank também lançou um catálogo on-line onde você pode ver todos os motivos apresentados para a competição.

 

via You The Designer
imagens Snøhetta e The Metric System

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: