Impedindo que Facebook acesse a sua agenda do celular para indicar contatos do WhatsApp e Viber

19-fb_wa

O Facebook, esse ano, comprou o Whatsapp e prometeu aos usuários que não interferiria em nada no aplicativo de mensagens mais querido dos brasileiros. Mesmo com algums pessoas não gostando disso e migrando para o Viber, Telegram e para o novo ICQ, o Whatsapp continuou sendo o lider dos comunicadores instantâneos.

O problema é que a Facebook (safadinha) está acessando a agenda de telefones dos usuários do Whatsapp e Messenger, e sugerindo novos usuários na rede social com isso. Provavelmente ao instalar o Facebook ou o Messenger em seu telefone, você autorizou eles a acessar sua agenda no celular – assim a rede social poderá ver seus contatos do WhatsApp, Viber, Telegram e de outros serviços de mensagens que usem seu número de celular.

Esses comunicadores instantâneos não exigem que você crie um usuário, nem senha, só pede o seu número de telefone, isso falicita muito, mas tudo isso fica registrado na sua agenda. Da para saber quem é usuário de Whatsapp, Viber, Telegram… E o Facebook está se aproveitando disso e com a sua permissão. A rede social vai então procurar os perfis com os números de celular correspondentes, e sugeri-los para você os adicionar como amigos e o contrário também acontece! Alguém que tenha o seu número de celular pode descobrir qual o seu perfil do Facebook, pois a rede social indica o seu perfil para a pessoa.

Você provavelmente liberou o acesso à sua agenda. Esta é uma opção que aparece quando você roda o Messenger pela primeira vez no smartphone, e a interface é feita precisamente para você dizer “sim”. Se você disser “não”, o app do Facebook vai insistir na pergunta:

Facebook-encontrar-amigos-no-celular-934x745

E você provavelmente tem um número de celular associado à sua conta do Facebook: basta ir em facebook.com/settings?tab=mobile para checar. Para conseguir acesso à sua agenda, a rede social pergunta qual é o seu número, e insiste na pergunta se você não quiser responder:

Facebook-Messenger-quer-saber-seu-numero-936x745

Se você aceitar, qualquer pessoa pode digitar seu número de celular no campo de busca e encontrar seu perfil. Experimente colocar o número de um amigo seu: ao inserir o último dígito, o Facebook vai mostrar o perfil exato dele:

Facebook-encontrar-pessoas-pelo-celular

Facebook-encontrar-pessoas-pelo-numero-de-celular

Isso também funciona para pessoas que não são seus amigos. Se você passou seu celular para alguém na balada, ou mesmo pela internet, essa pessoa pode encontrar seu perfil. Dá para encontrar o perfil de alguém se você tiver o celular dela e ela estiver conectado à conta do Facebook.

Isso é bem assustador, e o pior é que você concordou com tudo isso. Nas configurações de privacidade, há a opção “Quem pode procurar por você usando o número de telefone fornecido?”. Infelizmente, a opção padrão é “Todos”, em vez de “Amigos”:

Facebook-privacidade-padrao

Vale notar que ninguém conseguirá descobrir seu número de telefone no seu perfil. É no sentido inverso: se a pessoa tiver seu número, ela conseguirá encontrar seu perfil. Mas dado que números de celular fazem cada vez mais parte da nossa identidade – sendo a única opção de login no WhatsApp e Viber, por exemplo – isso é mais preocupante do que nunca.

Como resolver o problema?

Existem algumas coisas que você pode fazer para impedir que o Facebook utilize o seu telefone e os seus contatos do Whatsapp. Vamos as procedimentos!

Vá em facebook.com/settings?tab=privacy e, na opção “Quem pode procurar por você usando o número de telefone fornecido?”, clique em “Todos” e selecione “Amigos”. Com isso somente quem já é seu amigo poderá te procurar pelo seu número de telefone.

Facebook-privacidade-do-celular

Uma medida um pouco mais extrema é ir em facebook.com/settings?tab=mobile e, ao lado do seu número, clique em “Remover” e depois em “Remover telefone”.

Facebook-remover-numero-de-celular

A exclusão do seu número não é imediata, e outras pessoas ainda poderão encontrar seu perfil pelo seu celular, então é importante que você faça o passo anterior também. Sem um número de telefone vinculado a sua conta facebook o que muda é que você não poderá receber notificações via SMS, o que ninguém usa na verdade. Você pode adicionar seu número novamente, se quiser.

Bom, com isso evitamos que achem você no Facebook com o seu telefone, mas como evitar que o Facebook sugira amigos cujo o número você tem em sua agenda no celular?

No celular, abra o Messenger, toque na roda dentada e veja se a opção “Contatos sincronizados” está ativa. Se estiver, toque nela e depois em OK para desativar isso.

Facebook-contatos-no-Messenger-970x516

No computador, vá em facebook.com/mobile/messenger/contacts; lá estão todos os números de celular sincronizados com a sua conta. Clique no botão “Excluir todos” e, na caixa que aparece, clique em “Excluir todos”.

Facebook-remover-contatos-importados

Demora algumas horas até que o Facebook apague de fato os números de celular armazenados em sua conta, quando isso acontecer, as recomendações de amigos baseadas em sua agenda vão sumir.

Se quiser remover também as recomendações baseadas em seus contatos de e-mail: você provavelmente importou contatos do Gmail/Hotmail/Yahoo quando se cadastrou no Facebook, e a rede social guarda essas informações até hoje, vá até facebook.com/invite_history.php; você provavelmente verá uma lista quilométrica de contatos do seu e-mail e celular. Na seção “Contatos importados”, clique em “Todos” e depois em “Excluir selecionados”.

Facebook-remover-emails-importados

E com isso tudo você evita que te achem pelo seu celular que o Facebook indique quem você tem adicionado em sua agenda no celular.

É bom que todos fiquemos de olho em redes sociais como o Facebook, cada vez mais elas estão se aproveitando de nossas infomações pessoais e pior, com a nossa permissão, pois muitas vezes nem notamos que estamos concordando com isso.

 

Informações via Gizmodo

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: