O canto polifônico e como fazê-lo

Existem várias modalidades de canto que você nem se quer imaginaria que existem, mas talvez uma das mais interessantes é o canto polifônico (overtone singing). Basicamente é um canto onde você pode produzir duas notas (dois sons) ao mesmo tempo com o aparelho vocal através da manipulação das ressonâncias. Não é qualquer pessoa que consegue fazer isso e exige muito treino para quem tem essa capacidade rara. Talvez a técnica mais refinada que eu já vi é a de Anna-Maria Hefele.

O canto “comum”, geralmente mantém a língua plana e o som fundamental é claramente audível. Para começar a cantar overtone throat singing (Canto harmônico com a garganta), os lados da língua são curvados para cima e segurar quase contra os dentes pré-molares superiores como se criasse um fechamento com céu da boca a toda sua volta permitindo uma pequena passagem para o ar.

Para experimentar tente cantar “errrr” com esse ajuste e mover a língua para a frente e para trás com a ponta da língua tocando o céu da boca. Este é o ponto de partida básico, porém desafio você a ouvir gravações de cantores que desenvolvem essa técnica e tentar imitar o que você ouve.

Um grande exemplo é o Kongar-ool Ondar, mestre do Tuvan throat singer:

Com o tempo, você irá perceber que o controle mais refinado da base da língua e da garganta permite amplificar e isolar cada tom harmônico desejado de forma mais eficaz do que apenas enfatizando língua ou vogal, dessa forma a ponta da língua não precisa se mover obrigatoriamente para mudar os harmônicos. O controle respiratório é muito importante para quem está desenvolvendo esse estilos pois requer uma sustentação prolongada da saída de ar.

Quando já estiver dominando você pode praticar 7 estilos diferentes do Overtone Singing, Alex Glenfield exemplifica esses estilos.

Arte purinha cantar assim não é? Tentou? Grave e manda pro Urucum Digital, queremos ver – urucumdigital@gmail.com

 

Informações Bruno Francesco

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: