Microsoft, Windows e o novo navegador “Spartan”

microsoft-windows-spartan-browser2

As empresas mais bem sucedidas no mercado são aquelas que escutam o que os usuários/clientes querem. Essa nem sempre foi exatamente a política da Microsoft, que durante anos foi pioneira em vários campos e sem nenhuma concorrência, e isso nos fez ter que engolir muita coisa. Mas os tempos mudaram meus amigos, com os avanços da concorrência a empresa do Windows está tendo que correr atrás de melhorias, como por exemplo um melhor design e funcionamento do sistema operacional Windows, e ainda, optar por encerrar coisas como o MSN e o Orkut para dar espaço ao Skype e o Google+ e por aí vai.

O caso é que finalmente as piadas sobre o mais lento navegador da Internet, o Internet Explorer, irão parar! A Microsoft está desenvolvendo secretamente um novo navegador, especial para o Windows 10, e alias, se você for um desenvolvedor e estiver interessado em participar da criação do novo Windows 10, você pode!

Clique aqui para saber como participar

O Windows 10 é o novo sistema operacional da Microsoft anunciado em 2014 para computadores desktop, dispositivos 2 em 1 e smartphones da companhia.

A promessa é que o novo sistema operacional seja completamente adaptável a qualquer tela e seja uma evolução dos já conhecidos Windows 7, 8 e 8.1. Podemos esperar ainda por novidades como múltiplas áreas de trabalho, abertura de apps baixados na Windows Store em janelas comuns no desktop (isso será legal) e atendendo a pedidos, a volta da opção de se usar o menu iniciar. Apesar de muita gente se assustar com os novos Windows, acredite é muito mais fácil você digitar o que quer do que usar o antigo menu iniciar, mas… como eu disse, a Microsoft está preocupada em escutar a clientela finalmente.

MENU iniciar

O novo navegador do Windows 10 tem o codinome Spartan, sim codinome, pois ele ainda não tem um nome oficial e é importante frisar que ele não é o IE 12! Mas não quer dizer também que ele seja melhor ou pior que o antigo Internet Explorer, precisaremos esperar para ver.

Spartan usará o motor Chakra JavaScript da Microsoft e o motor de renderização Trident (não WebKit) da Microsoft.

Segundo Brad Sams do Neowin, o navegador vai ter um design mais próximo do Chrome e Firefox (alguém tinha dúvidas quanto a isso?) e também vai suportar extensões.

O mais interessante serão algumas novas funcionalidades incríveis que devem melhorar a experiência de navegação na Internet. Aparentemente, o Spartan vai suportar comandos de voz, como “adicionar aos favoritos”, “definir como minha página inicial”, ou “ir para Facebook.com”.

Além disso, o Spartan também será capaz de executar diferentes navegadores no seu interior, com o apertar de um botão. Por exemplo, os usuários podem dividir o navegador em quatro janelas, onde será exibido uma pré-visualização de quatro maneiras diferentes de ver o site em questão, desde que esses navegadores também estejam instalados no mesmo dispositivo, podemos ter em mente que esse navegadores serão os mais populares: Google Chorme, Mozilla Firefox, Opera e outros.

Sams também informou em 29 de dezembro que a Microsoft tem duas versões diferentes do Trident em obras, que aparentemente a empresa tem dois navegadores baseados no Trident em desenvolvimento.

No entanto, Mary Jo Foley revela agora com base em suas fontes, que o Spartan não é o Internet Explorer 12. Em vez disso, Spartan é um navegador novo, leve que a Microsoft está construindo, a partir do zero (já era hora não é verdade?).

O Windows 10 (pelo menos a versão desktop) terá o novo Spartan e o IE 11. O IE 11 vai estar lá por questões de compatibilidade com versões anteriores de alguns sites e sistemas. Já o Spartan estará disponível tanto para desktop como para dispositivos móveis (smartphone/tablet) rodando o Windows 10, disseram as fontes. Há uma pequena possibilidade do Spartan estar incluso na próxima build do Windows 10 Technical Preview e a versão móvel deverá estar disponível para desenvolvedores no início de 2015.

O Spartan PODE fazer parte de um plano para levar os produtos Microsoft para outros sistemas operacionais, ou não… mas não descartem essa possibilidade ainda.

Mas então como esse Spartan se parecerá? Segundo o que tem sido divulgado, o navegador está em seu terceiro redesign e a imagem abaixo pertence a sua segunda versão.

microsoft-spartan-1

É… a ideia é boa, mas acho que a Microsoft tem que dedicar mais tempo no design da coisa toda.

ie bolado

 

Informações: Teciber e Windows

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: