Azul e preto ou branco e dourado? Sua visão do mundo é única

Ok, a internet “wins”, eu vou falar sobre o tal vestido mais polêmico do que mamilos. Particularmente eu considero o vestido em si uma bobagem, mas a questão de percepção é interessante.

Se você tem acessado as redes sociais ultimamente, deve ter pelo menos lido por aí algumas brincadeiras envolvendo as palavras “azul e preto” ou “branco e dourado”. Resumindo uma história irrelevante, alguém postou a foto de um vestido na internet que cada pessoa tem visto ele em cores diferentes, predominando azul e preto e o branco e dourado.

10919016_10204947156013137_5839871259158134964_n

Essa foto aí em cima em particular, eu, ser individual que sou, que me gabo de ter uma percepção cromática muito boa, vejo um tom azulado claro com renda dourada, pendendo para o cobre. O que pode causar um aspecto escurecido e até mesmo uma ilusão de preto. Essa é a verdade absoluta e eu estou certo? Não! Várias coisas influenciam aqui.

A visão humana pode pregar peças de acordo com a iluminação e estado psicológico. Com um fundo mais claro na imagem, o vestido parece mais claro, branco e dourado. Com um fundo mais escuro, ele parece ser mais escuro, azul e preto. Essa compensação visual é o cérebro tentando ajustar o que você está vendo de acordo com a iluminação. Veja o vídeo a seguir. Nenhuma cor foi alterada no vídeo, apenas os controles de brilho e contraste foram mexidos.

Por causa disso, dependendo da luminosidade do seu monitor, você pode ver o tal vestido em cores diferentes. Somente isso influencia? Não! Algumas pessoas, viram no mesmo monitor e ao mesmo tempo, o vestido em cores diferentes. Isso porque cada um tem uma percepção de luz e cor únicas. Pode ser um choque para você, mas ninguém enxerga cores da mesma forma. O meu azul, pode não ser tão azul quanto o seu, mas essas variações são mínimas, só sendo percebidadas de indivíduo para indivíduo em casos extremos, como as pessoas que tem daltonismo, doença que impede que alguém perceba cores corretamente.

27131616986560 (1)

O caso do vestido foi um golpe de sorte. Todos os fatores contribuíram para que nossa percepção fosse embaralhada.

“Eu tenho estudado diferenças em visões de indivíduos por 30 anos, e essa é uma das maiores diferenças individuais que já vi” – diz Jay Neitz, uma neurocientista da Universidade de Washington, em entrevista ao Wired. Perguntada sobre sua opinião, ela acha que o vestido é branco e dourado.

Esse tipo de ilusão na visão não é incomum. Nessa imagem a seguir, por exemplo. As peças de xadrez, acredite se quiser, são da mesma cor, só o fundo foi alterado e bastou isso para nossa percepção das peças mudar completamente e enxergarmos um jogo branco e outro preto.

v4

Duvidou? Então assista a esse vídeo e entenda melhor sobre percepção visual. Lembre-se de ativar as legendas, caso não fale inglês.

 

Curiosidade

Se você continua achando que nós humanos somos o topo da evolução, repense. Humanos são incapazes de enxergar a luz ultravioleta, mas os insetos conseguem ver. Veja nessas flores a diferença entre o que vemos e o que os insetos vêem.

visao

viso

flor-ultravioleta (1)

Ah… mais são apenas flores, isso não influencia em nada nossa vida. Ah é? Você consegue ver na sua pele os danos que a luz ultravioleta causam? Não? Dê uma olhadinha e se surpreenda em como o sol “vê” você.

E sobre o tal vestido? Qual o cor dele de fato? Aí vai minha opinião.

1454764_801251963261652_7600612916006634362_n

Afinal tem coisas mais importantes para nos preocuparmos.

 

Informações: TecMundo, O Globo, TEDx, Sim! ciências

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Azul e preto ou branco e dourado? Sua visão do mundo é única

  1. […] Ver é algo tão natural para a maioria das pessoas que nem nos damos conta das diferenças que existem entre a visão de uma pessoa para outra. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: