A felicidade de Logan LaPlante, o sistema de ensino não tradicional e o sentido da vida

8418762546_120a12fdbf_b11

Já a algum tempo eu venho pensando sobre o sistema de ensino. Quando eu estava na escola, nunca me identifiquei com a forma que me ensinavam. Eu sempre gostei de estudar, mas não da forma que me educavam.

Escola para mim era um lugar que eu ia, participava como se estivesse só de passagem, como se não fizesse parte daquele lugar, fazia o que me pediam e ia embora. Meu verdadeiro aprendizado se deu pela minha curiosidade e criatividade, descobrindo o mundo, pesquisando, me aventurando, olhando a natureza.

Acredito fielmente que educar através da criatividade e focando nos interesses individuais dos alunos é a melhor forma de educar. E não matando a criatividade, obrigando a pessoas com futuros brialhantes aprenderem a serem operários ou pecinhas de um sistema.

Logan LaPlante, um garoto de apenas 13 anos, que não frequenta a escola tradicional desde os 9, hoje busca novos conhecimentos através do que ele denominou ser Hackschooling. A ideia de você descobrir seu próprio método de aprendizado é fantástica e cria pessoas felizes, segundo Logan.

Entenda melhor assistindo essa palestra de Logan para o TEDx.

A ideia central de todo o aprendizado de Logan é a felicidade. E assim deveria ser a vida de todos nós. As crianças tem mais facilidade de aprender dessa forma, pois não foram doutrinadas ainda a esquecer que descobrir o mundo é aprender e aprender nos torna mais passíveis de entender o que realmente nos faz felizes.

Você já deve ter percebido, que pessoas mais humildes, pouco estudadas, principalmente no interior, tendem a ser mais felizes. Não é a falta de conhecimento que as torna felizes, mas a liberdade de descobrir o mundo a seu modo.

doiusmpelstbw9isfoyk

Neil deGrasse Tyson, um divulgador científico e astrofísico, pode te ajudar a entender isso de forma simples. Uma criança o perguntou “qual o sentido da vida?” e a resposta vai abrir a sua mente.

 

Fontes: TEDx e awebic

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: