Novidades da Google no I/O 2015

A Google revelou nesta quinta-feira (28) as suas novas novidades para o Android M. As novidades foram contadas no Google I/O 2015, conferência para desenvolvedores que é organizada anualmente pela Google em São Francisco, Califórnia.

google_io_2015

Vamos conferir as novidades.

Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome: 1 bilhão de usuários cada 

O vice-presidente de produtos do Google, Sundai Pichar, apresentou alguns números: 600 milhões de pessoas compraram o seu primeiro smartphone no último ano. O resultado é que, agora, os famosos aplicativos  Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome tem mais de um bilhão de usuários cada.

Sobre o Android, o Pichar revelou que há mais de quatro mil produtos diferentes equipados com o sistema. O Google pretende levar ainda o software para além dos smartphones, destacando as versões Wear (relógios), Auto (carros) e TV, lançados no último ano e adotado por diversas fabricantes.

captura_de_tela_2015-05-28_as_13.47.26

Android já tem versões Wear, Auto e TV, além da versão original para smartphones.

Android M

Sem muita enrolação, foi anunciada a nova versão do sistema, o já esperado Android M, que chegará primeiro em Preview para desenvolvedores, como no último ano. O sistema vem com a mesma interface Material Design, mas focará em melhorias de desempenho em seis áreas diferentes.

1) App Permissions

A nova permissão de aplicativos vai garantir maior domínio do usuário e funcionará de forma semelhante à do Windows 10. Será possível editar as configurações aplicativo por aplicativo ou através da função desejada. Ao acessar o microfone, por exemplo, será possível conferir tudo o que tem acesso aquela área do seu telefone e negar ou aceitar o acesso de um aplicativo, de forma mais simples.

googlei-5

WhatsApp, agora, vai permissão para acessar certas áreas do seu smart no Android

 

2) Web Experience

A segunda área é a experiência de navegação na web. As abas customizadas do Chrome, por exemplo, prometem fazer com que o browser do Google se integre com aplicativos móveis, oferecendo uma experiência padronizada e sem aquelas trocas de janelas bruscas e incômodas.

3) App Links

A terceira área de melhora é o link entre apps, que promete facilitar a troca entre aplicativos sem passar pela tela inicial do sistema. Isso no entanto, é mais interessante para os desenvolvedores no momento.

googlei-7

Android Pay ainda está restrito aos Estados Unidos, mas promete revolucionar pagamentos

4) Android Pay

Outra aguardada novidade é o Android Pay, plataforma de pagamentos do Google, rival do Apple Pay. O recurso servirá para fazer pagamentos com o NFC do seu smartphone, simulando um cartão de crédito ou débito. No entanto, tudo estará restrito ao Estados Unidos, por enquanto. Sem previsão para o Brasil.

5) Finger Print

O Android também suportará nativamente sensores de impressões digitais. Com isso, os usuários poderão desbloquear o telefone sem ter que digitar senhas, fazer compras na Play Store e pagamentos a partir do Android Pay. O recurso é muito similar ao do iOS, da Apple, presentes nos iPhones.

googlei-8

Finger print, Android M ganha desbloqueio por digital, igual ao recurso do iPhone

6) Menor consumo de bateria

O Google introduzirá um novo mecanismo que fará com que o telefone consuma menos bateria quando estiver com a tela bloqueada. Na comparação com a versão Lollipop, o Android M consumirá a metade da bateria. Além disso, o sistema móvel  suportará o padrão USB-C para recarga e outras funções.

goog_1

Google I/O apresenta mudanças no Android, versão M vai consumir menos bateria

Android Wear, sempre ligado

Entre as novidades do Android Wear é o Always On, que manterá a tela do dispositivo sempre ligada, sem impactar muito na bateria (promete o Google). A novidade funcionará tanto com a máscara de relógio como com aplicativos, evitando que você tenha que tocar sempre que quiser ativar a tela.

captura_de_tela_2015-05-28_as_13.46.47

Android Wear será renovado, vai funcionar melhor e promete bater o Apple Watch

O sistema para relógios também ganhará gestos para navegação. Ao balançar o seu pulso será possível trocar entre notificações e navegar no aplicativo sem ter que tocar na tela do aparelho. O Google anunciou ainda uma melhoria no reconhecimento de emojis desenhados no Android Wear. Os relógios já podem contar com mais de quatro mil apps disponíveis na Google Play Store.

Brillo e Weave: Internet das Coisas

O Google também decidiu entrar de vez no mercado de Internet das Coisas (IoT), que reúne dispositivos de automação residencial, interação digital com uma nova plataforma: o Brillo.

captura_de_tela_2015-05-28_as_14.24.59

Brillo, o sistema do Google para Internet das Coisa

 

Derivada e integrada ao Android, vai funcionar especialmente para esses pequenos dispositivos. Suportará diversos padrões de conexões, como Bluetooth e Wi-Fi, e será capaz de interagir com dispositivos próximos através do Weave, um sistema de comunicação multi-plataforma na nuvem.

O Android, que permanecerá como o centro de controle de todos os gadgets. Ou seja, o usuário poderá gerenciar o seu termômetro residencial, carro, alarme ou outros tipos de produtos com o telefone.

Google Now, em um toque

O Now ganha uma nova função batizada Now on Tap, especial para o Android M, que fará com o que o sistema fique mais inteligente e dê respostas baseadas no que o usuário faz naquele momento.

Ao escutar um músico com um nome artístico, por exemplo, o usuário poderá perguntar “Qual o verdadeiro nome dele?” e obter a resposta diretamente. Ao receber um e-mail sobre uma atração ou conversar sobre um local, o assistente do Google será capaz de apresentar um card personalizado para aquele contexto, como informações do evento ou direções para o estabelecimento do encontro.

now_on_tap_nova_ferramenta_do_google_now

Now On Tap, nova ferramenta do Google Now vai mostrar cards a todo momento

O Google integrará o Now também ao Google Chrome de forma semelhante ao que a Micorsoft fará com a Cortana no Edge. Ao tocar no nome de uma pessoa ou selecionar uma palavra, o Now aparecerá na parte inferior da tela com informações sobre o texto selecionado, incluindo fotos e pesquisas.

O novo Now estará disponível juntamente com a versão o Android M, e não chega a versões anteriores.

Google Photos: ilimitado

O novo Google Photos será capaz de sincronizar as fotos da memória interna do telefone, cartão microSD e Google Drive, e terá atenção especial a organização de fotos por tempo, com o zoom da tela.

app_google_photos_vai_permitir_armazenamento_de_imagens_ilimitado

App Google Photos vai permitir armazenamento de fotos e vídeos ilimitado na nuvem

O app será capaz ainda de criar momentos com suas fotos de acordo com tempo e localização. Além disso, poderá organizar sua coleção de acordo com as pessoas com as quais você mais tira foto, os lugares ou, novamente, o tempo. Tudo será automático e só o usuário terá acesso a eles.

O novo aplicativo do Google suportará o upload ilimitado e gratuito para fotos na nuvem em alta qualidade. Para fotos, será possível carregar até 16 megapixels, e vídeos poderão ter qualidade Full HD. O Google Photos estará disponível hoje mesmo para Android, iOS e web.

Android One

Para 2016, a expectativa é que 1,2 bilhão de novos smartphones sejam vendidos. Voltado para mercados em desenvolvimento, o Android One é a aposta do Google e de fabricantes locais, especificamente para smartphones de entrada, com rádio FM, cartão microSD e outros. A plataforma garante que os dispositivos rodem a atualização mais recente do sistema.

Google Maps e YouTube offline

O Google revelou está otimizando seus serviços para lugares onde a conexão é lenta e ruim. O buscador, por exemplo, possui uma versão especial capaz de aumentar a velocidade de carregamento em quatro vezes, reduzindo ainda o consumo de dados em 80%. Há ainda outros recursos que salvam conteúdo online para evitar que usuários gastem mais dados ao acessar uma página novamente.

youtube_offline_recurso_permitira_salvar_paginas_para_assistir_a_videos_offline

YouTube Offline: recurso permitirá salvar páginas para assistir a vídeos sem conexão

O YouTube ganhou ainda uma versão offline para alguns países, que infelizmente exclui o Brasil, para assistir vídeos sem conexão. Ao tratar do Maps, o Google destacou o país, onde uma iniciativa ajuda moradores de favelas a incluir dados das comunidades no serviço de mapeamento. Haverá melhora no suporte a mapas offline, possibilitando que o usuário se localize sem conexão com a Internet.

Google Play mais organizada

A loja de aplicativos do Google teve 50 bilhões de downloads nos últimos 12 meses e já conta com um bilhão de usuários. Para os próximos meses, será mais fácil encontrar novo apps. Ao fazer uma pesquisa, o Google exibirá subcategorias. Por exemplo, ao buscar por “Compras”, a Play Store dividirá o Apps em Lojas, Cupons de desconto e outros, deixando tudo mais organizado.

Já o Family Star ajudará os usuários a encontrar os aplicativos, livros, jogos e filmes para os seus filhos. A função destacará ainda personagens famosos, como o desenho Hora da Aventura, e reunirá todo o conteúdo disponível. O Star dificultará ainda compras acidentais em aplicativos e games.

Google Cardboard, no iOS

Anunciado o no último ano, a iniciativa de baixo custo para realidade virtual já conta com mais de 1 milhão de usuários no mundo. O Google anunciou ainda uma nova versão para aparelhos com telas maiores de até seis polegadas, como os foblets, e o suporte ao iOS (Apple).

goog_14

Google Cardboard ganha versão para iPhone e telas de smartphones maiores

O Google anunciou ainda o projeto Expeditions. Com ele, um professor poderá distribuir Cardboards para os seus alunos e controlar o que eles estão vendo e explorando através de um tablet ou telefone. Isso promete revolucionar disciplinas como Geografia e Biologia com exemplos imersivos e interativos.

Google e GoPro

O Google apresentou ainda o projeto Jump, que promete aumentar o conteúdo para realidade virtual através da gravação de vídeos em 360 graus. O recurso funciona com um anel composto por 16 câmeras e terá como parceira a GoPro, que construirá dispositivos para a plataforma.

Os vídeos do Jump estarão disponíveis durante o verão americano no YouTube. As câmeras, porém, chegarão inicialmente para alguns parceiros selecionados, não estando disponível para o público.

gopro_e_google

GoPro e Google vão agitar o mercado com conteúdo em 360 e vídeos esféricos

 

Sundar Pichai voltou ao palco encerrar o I/O com alguns dos projetos que o Google desenvolve ao redor do mundo, como carros inteligentes e balões capazes de levar Internet para áreas remotas. A longa conferência anual teve fim com uma dúvida no ar: qual será o nome da nova versão do Android? Marshmallow? Mousse? O jeito é aguardar os próximos capítulos reservados pelo Google.

Para quem quiser assistir toda a conferência e com comentários do pessoal do TecMundo, segue o vídeo.

 

Via Techtudo

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: