Google Now parou de funcionar e agora?

google-now

Você tem tentado conversar com o seu celular, mas ele tem ignorado o seu “Ok, Google”? Os cards e a busca do Google Now pararam de funcionar? Então aqui vai algumas dicas simples que podem ajudar você.

1. Limpar Cache

As vezes uma simples limpeza de cache pode resolver esses problemas. Para fazê-la, basta ir em Configurações, Aplicativos, App do Google e tocar em “LIMPAR CACHE”.

1

 

2. Desinstalar e reinstalar atualizações

No mesmo local onde é feita a limpeza de cache, Configurações, Aplicativos, App do Google, existe um botão que permite desinstalar as atualizações, normalmente ele fica desativado. Para ativá-lo, é necessário parar o aplicativo primeiro em “FORÇAR PARADA” para depois desinstalar as atualizações.

2

Feito isso, agora é ir na Google Play e reinstalar o app por lá, não instale direto pelo seu sistema. Você pode ir direto para a página de instalação aqui.

3

 

3. Reinstalar o aplicativo por outra fonte

É possível que em alguns casos você não consiga reinstalar o Google por vias normais. Talvez seu celular não permita que você o desinstale, ou então o site da Google Play reconheça que você já tem o aplicativo instalado.

Nesse caso, abra esse link pelo seu celular, toque no botão download e ao terminar, toque em cima do arquivo para reinstalar o App do Google, isso mesmo, sem nem desinstalar o antigo. Esse link é do site APKMirror, ele contém alguns espelhos dos aplicativos da Play Store, no formato apk para baixar. Ou então procure outra fonte segura de download do Google Now, que não seja a loja Google.

Se você já está lendo essa postagem pelo celular, clique no botão abaixo e faça o download direto.

4

 

4. Faça um Wipe Cache

Wipe é um termo muito comum entre os usuários, é uma palavra inglesa e seu significado é Limpar. Essa limpeza tem aplicações distintas, mas de um modo geral serve para eliminar arquivos de cache e zerar configurações.

Através do Wipe você poderá apagar dados de aplicativos, partições do sistema, configurações de perfis, mas também existe uma limpeza que apaga todas as informações presentes no Android, como se você tivesse acabado de tirar o dispositivo da caixa, nós NÃO VAMOS fazer esse tipo de limpeza, o wip cache não apaga nada em seu celular, no entanto qualquer tipo de Wipe carrega consigo o perigo de perder informações importantes, por isso é altamente recomendado que você sempre faça backups parciais ou total do Android. Eu fiz o Wip Cache em meu Moto G 2ª geração e nada foi apagado e normalmente é isso que acontece mesmo, nada se perde.

Para qualquer tipo de Wipe será necessário fazer o boot no dispositivo em Modo Recovery, isso muda dependendo do seu aparelho:

  • Reinicie seu dispositivo segurando as teclas Home + Volume para Cima + Botão Liga/Desliga;
  • Dispositivos Samsung e outros que não tiverem sucesso com o passo acima: segure o Botão de Liga/Desliga + os dois botões de volume juntos;

Agora que estamos no modo recovery, basta navegar até as opções de wipe desejada, mas há diferenças recovery de cada Android. Se você não tem ROMs Customizadas ou instalou um CWM, use o volume baixo para navegar e o volume alto para selecionar uma opção.

No TWRP há botões, e um deles é o Wipe que dá acesso fácil à todos os tipos de limpezas que listaremos a seguir:

  • Wipe Cache Partition – Essa limpeza é aplicada na memória de cache, sendo essa responsável por dar acesso rápido para alguns recursos ou aplicativo no Android (acessados com mais frequência), seus dados e configurações permanecerão intactos. É essa que faremos
  • Wipe Data/Factory Reset – Esse é o “botão vermelho” no Android, pois ao escolher essa opção o dispositivo voltará ao estado original de fábrica.
  • Wipe Dalvik Cache – Dalvik tem praticamente o mesmo conceito de uma máquina virtual Java, mas ao contrário do Java, ele não possui compilador JIT instalado por padrão, por isso o Dalvik armazena caches para melhorar o tempo de resposta dos arquivos APK (aplicativos e jogos), mas de tempos em tempos é necessário limpar esse cache para estabilizar um ou mais aplicativos para fins de e atualização e compatibilidade. Esse processo é semelhante aos arquivos prefetch do Windows.

Ao fazer o Wip Cache o processo pode demorar um pouco, o meu demorou bastante, então não se desespere ok? Seu aparelho não travou ou estragou.

Ficou confuso? Não se desespere, aí vão 2 vídeos para explicar o Wipe Cache Partition, um em um aparelho Motorola e outro no Samsung.

No Motorola

 

No Samsung

 

Informações Escola Android e Comunidade Motorola Moto G

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: