Comece a criar storyboards mais dinâmicos com estas dicas da Dreamworks

1185_insert-001-1024x434

Mais um texto traduzido para ajudar os colegas quadrinistas brasileiros. Este foi escrito por Caleb Ward no site The Beat baseado nas anotações de Ben Caldwell.

Storyboards são uma ferramenta extremamente útil para ter no processo de pré-produção. Simplificando, storyboards são desenhos em quadrinhos semelhantes utilizados para mostrar layouts de cena e composição. Filmes com muitos recursos orçamentários têm artistas especificamente contratados para fazer storyboards, mas a maioria dos cineastas independentes têm que fazer o trabalho eles mesmos.

Se suas habilidades de desenho são qualquer coisa como as minhas, seus storyboards provavelmente parecem feitos por uma criança do jardim de infância. Mas o que se pudéssemos fazer storyboards tão bons quanto os profissionais?

As dicas a seguir foram criadas pela Dreamworks como um guia de estilo para os seus artistas de storyboard. Embora essas dicas sejam destinadas para uso em animação, os conceitos ainda se aplicam a filmes live-action.

1. Evitar cenas planas a não ser quando necessário.

Screen-Shot-2014-07-15-at-10.59.00-AM

Se você não estiver familiarizado, cena plana é uma imagem que é nula de perspectiva 3D. A imagem plana não é muito envolvente e, assim, contribui para um storyboard desinteressante. No entanto, se você está querendo obter uma tomada como a visão de Deus de Wes Anderson, a cena plana pode ser o jeito certo.

Um exemplo de Cena Plana de Wes Anderson

Um exemplo de Cena Plana de Wes Anderson

 

2. Estabelecer grades para ajudar a “aterrar” seus personagens e composições.

Screen-Shot-2014-07-15-at-10.59.19-AM

Aterrar grades ajuda a desenvolver um senso de espaço e posição de câmera. Sem grades pode ser difícil de demonstrar como os personagens estão posicionados na cena.

 

3. Usar o primeiro plano, médio plano, plano de fundo & plano de fundo distante para mostrar profundidade.

Screen-Shot-2014-07-15-at-10.59.29-AM

Tenha em mente que elementos podem levar até o primeiro plano e o fundo de uma cena (paredes, árvores, etc). Assim como uma cena bem composta, um storyboard precisa ter elementos em diferentes distâncias, a fim de mostrar profundidade.

 

4. Ao lidar com vários personagens, tentar agrupá-los logicamente para ajudar a fazer os cortes irem e voltarem com mais facilidade.

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.00.21-AM

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.00.30-AM

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.00.39-AM

Pode ser bastante difícil para filmar mais de duas pessoas conversando entre si ao mesmo tempo. A Dreamworks recomenda agrupar as pessoas para facilitar a escolha de cortes.

 

5. Ser cauteloso com composições em que tudo é paralelo ao quadro.

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.00.50-AM

Tendo objetos paralelo ao quadro faz uma cena muito desinteressante. Tente compensar o fundo para adicionar profundidade.

 

6. Tomar cuidado com como você enquadra os personagens… Não esprema-os só para caberem na cena.

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.01.07-AM

Esta é dos princípios simples de desenho. Assim como com a cena de um vídeo, o espaço vazio é tão importante quanto o espaço que é preenchido. Não sinta a necessidade de preencher e amontoar cada parte do quadro.

 

7. Cenas sobre o ombro & cenas de reação ajudam a mostrar diálogos.

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.01.46-AM

Cenas “sujas” ajudam a dar à cena uma sensação de intimidade ou mesmo hostilidade, fazendo o diálogo parecer mais importante.

9. Explorar as diferentes alturas dos personagens se você precisar estabelecer ou restabelecer sua cena.

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.02.08-AM

Como qualquer curso iniciante irá dizer-lhe, ângulos de câmera dizem ao público muito sobre como eles deveriam se sentir sobre um personagem. Alto ângulos implicam fraqueza e medo, ângulos baixos implicam poder e dominação. Cortando em diferentes alturas de personagens podem lembrar o público como se sentem sobre determinados personagens.

10. Motivar seus cortes.

Screen-Shot-2014-07-15-at-11.02.57-AM

Assim como na edição, seus storyboards precisa mostrar a motivação para cortes. Isso pode ser efeitos sonoros escritos, cabeças girando, movimentos, etc.

Todas essas imagens foram compartilhadas pela primeira vez por Ben Caldwell em seu blog. Você pode baixar impressões de página inteira dos storyboards em seu post de história/anotações de design.

 

Via Café com HQ

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: