Como funcionam as densidades no Android?

android

Se você é designer e já lida com web a algum tempo, deve se surpreender ao saber que projetar para mobile não é tão simples como parece. Cada plataforma tem suas peculiaridades.

A plataforma Android por exemplo, possui 4 densidades, isso significa que ao gerar uma imagem devemos lidar com proporções e não somente medidas. Essa é uma dúvida recorrente que costuma chegar a mim, e por isso, aqui vai uma explicação bem básica, só para entender como a coisa funciona a coisa.

qv16U

Quando criamos um website, as imagens que serão exibidas na página são geradas com medidas fixas, e em alguns casos maiores que o tamanho de exibição, para que essas possam ser redimensionadas por código. No mobile a coisa é diferente, serão gerados 4 arquivos para cada imagem do seu layout. Isso porque cada telefone Android tem uma resolução, uma densidade diferente, e dessa forma a qualidade do visual exibido em tela será melhor.

Atualmente existem 4 densidade Android, MDPI (média), HDPI (Alta), XHDPI (Super) e XXHDPI (Altíssima), antigamente existia a densidade LDPI (baixa), mas ela já meio que foi extinta e não se usa mais. O que acontece é que os devices mais antigos usam as imagens MDPI para preencher o local onde deveriam estar as imagens LDPI.

Dizer que uma imagem android é MDPI significa que ela tem 160 DPI, ou seja que ela possui 160 pontos por polegada.

DPI e PPI (pixel por polegada), não são a mesma coisa, um está relacionado a medidas reais e outro a virtuais, mas em termos práticos, quando você abrir seu Photoshop, considerar que um trabalho MDPI tem 160 pixel por polegada está correto e não vai interferir no resultado.

11-android-dp

“Então cada densidade tem um valor diferente no Android?”

Sim!

MDPI = 160 dpi

HDPI = 240 dpi

XHDPI = 320 dpi

XXHDPI = 480 dpi

 

“Isso quer dizer que toda vez que eu for gerar uma imagem eu vou ter que calcular matematicamente os tamanhos de cada resolução?”

Somente se você preferir assim. Como disse, trabalhar com densidades é trabalhar com proporção. Se considerarmos MDPI como 1 em nossa proporção, nossa tabela ficará assim:

1 = MDPI = 160 dpi

1.5 = HDPI = 240 dpi

2 = XHDPI = 320 dpi

3 = XXHDPI = 480 dpi

 

Ou seja, se você está gerando uma imagem em MDPI que tem 10 pixel de largura, em HDPI ela será 1.5 vezes o tamanho em MDPI.

10 x 1,5 = 15

Logo em HDPI sua imagem terá a largura de 15 pixel.

 

“Mas mesmo com proporção ainda é bastante trabalho calcular as medidas.”

Bom, se ainda assim você acha trabalhoso, existem calculadoras na internet que fazem o trabalho por você. Como essa por exemplo.

O próprio Photoshop ainda, muda as medidas de sua imagem corretamente, conforme você muda a resolução. Tendo bastante cuidado para não estourar suas imagens, você pode começar trabalhando com as resoluções (densidades) maiores e ir diminuindo. Sem a necessidade de fazer cálculos, mas não é mágica. Existem vários macetes para que os pixel transparentes não fiquem ruins ou as imagens estouradas. Trabalhar com vetores é uma boa ideia.

 

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: