Vivo Tu Go, o novo rival do WhatsApp e Outras Opções

vivo_tu_go_icon

 

Não é de hoje que a vivo tem sofrido com o Whatsapp, Viber e outros serviços gratuitos de mensagens. Ela já tentou usar o seu poder para causar uma má imagem do Whatsapp diversas vezes, mas quem se importa não é verdade? O povo adora o serviço e ele veio para ficar.

Pensando nisso, a Vivo deve ter pensado naquele velho ditado: “Se não pode com eles, junte-se a eles” e lançou o Vivo Tu Go, que amplia o uso da linha telefônica oferecendo um mensageiro gratuito para troca de recados por texto e voz, por meio de chamadas telefônicas gratuitas. Com interface clean e ótimo desempenho, tem aplicativo para Android, iOS e Windows Phone e também versão para PCs.

Vivo TU Go é um aplicativo que utiliza a linha telefônica para o envio de mensagens de texto e voz, por meio de ligações. O objetivo do app é parecido com o WhatsApp: permitir que pessoas falem umas com as outras usando o acesso à internet, seja por conexão móvel ou wi-fi.

Com o TU Go, o usuário acessa a lista de contatos e troca mensagens via smartphone, tablet, smart watch (relógio inteligente) ou até mesmo pelo computador. O programa roda em até seis dispositivos ao mesmo tempo. Ou seja, é possível instalar no smartphone e em outros dispositivos para falar e mandar mensagens a amigos a partir de qualquer um dos dispositivos.

O mais interessante é que o serviço funciona como uma extensão da linha da Vivo. Isso significa que o usuário pode usar a própria linha para acessar a internet e utilizar o aplicativo para falar com amigos o dia inteiro e conversar por mensagens de texto e SMS. O número do celular, junto com o plano, portanto, é utilizado para a troca de mensagens. As chamadas realizadas são tarifadas normalmente, conforme o plano assinado.

Na minha opinião, o que mais irrita as operadoras em relação ao Whatsapp, é que ele dá de graça um serviço que elas podem cobrar. Pense com cuidado, muitas das coisas que pagamos atualmente, deveriam e poderiam ser gratuitas. Se a moda pega, logo haverão cobranças por todo lado.

No entanto, a vantagem é que o usuário não fica preso à linha e pode usá-la para bater papo com amigos pela internet através do smartphone, tablet ou PC. Outra questão importante, e bem diferente do que acontece no WhatsApp, é que com o TU Go quem recebe a ligação não precisa estar conectado, apenas quem faz a chamada.

Outros recursos no app o tornam mais completo como a opção para visualizar histórico de mensagens, fazer e receber ligações sem pagar roaming (mesmo longe, o custo é o mesmo como se estivesse na própria cidade), e consultar a caixa de recados de voz. Tudo isso usando a internet móvel (3G ou 4G) ou wi-fi. Porém, mesmo utilizando assim, todas os acessos são cobrados pela empresa.

O serviço está disponível somente para usuários VIVO e é acessado por login e senha da conta existente. Como já foi mencionado, é possível usar o serviço pelo PC através do site, o que possibilita realizar chamadas pelo computador.

Vivo TU GO é gratuito e roda nos celulares mais antigos do Android, e ainda dos sistemas iOS e Windows Phone, ampliando o número de usuários com planos da empresa.

Vivo TU Go tem uma interface que não é tão diferente das já conhecidas em outros apps de mensagens.

O serviço é bem estruturado e traz uma missão pouco explorada no Brasil, já que funciona como um virtualizador da linha telefônica. Ele permite que o usuário com plano use o app para conversações e envio de mensagens por meio de dispositivos móveis com internet de forma simples e bem executada.

Prós
  • Estende a linha telefônica para serviço de mensagens. Ótimo recurso!
  • Interface modera
  • Intuitivo
  • Serviço amplo, disponível para Android, iOS e Windows Phone e também para PCs
Contras
  • É preciso ter um número vivo.
  • Nem todos os serviços disponíveis são grátis como em outros serviços de mensagens.

 

Outras opções

Você só conhece o Whatsapp? Então aqui vão algumas das opções existentes de apps de mensagens.

front-1393846082939.flat

Whatsapp

WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia e sim, esses telefones podem trocar mensagens entre si! Como o WhatsApp Messenger usa o mesmo plano de dados de internet que você usa para e-mails e navegação, não há custo para enviar mensagens e ficar em contato com seus amigos.

Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio.

 

unnamed (1)

 

Viber

Este é talvez o app mais conhecido da lista, e sua popularidade vem crescendo sem pausa. Uma das melhores alternativas ao WhatsApp, o Viber permite que você faça chamadas gratuitas além da função de chat e envio de mensagens, tornando também uma boa alternativa ao Skype e seus eternos problemas de conexão. Até mesmos as chamadas com vídeo são possíveis.

O Viber possuí versão para PC, diferente do Whatsapp, ele não precisa do Google Chrome para ser usado.

 

unnamed (2)

WeChat

O WeChat é um dos aplicativos destinados a mensagens instantâneas mais antigos dessa lista. Os recursos do aplicativo incluem uma grande variedade de possibilidades de personalização, chamadas VOIP, configuração de notificações e sincronização de contas na nuvem. A segurança também é um ponto chave do WeChat, dispondo de compartilhamento de contatos através de PIN, QR Code, apelido e e-mail, não se limitando apenas ao número do telefone como o WhatsApp.

 

unnamed (3)

Line

Depois de uma forte campanha publicitária, o LINE também entrou para a briga no limitado clube dos gigantes de aplicativos de mensagens. De origem japonesa, seu diferencial são os stickers, adesivos mais complexos do que os emoticons. Além disso, ele permite que façamos desenhos próprios para enviar com as mensagens. E como cereja do bolo, o LINE também oferece a opção de chamadas gratuitas como o Viber.

Ele também tem um app legal que roda no Windows 10, mas em minha opinião, o aplicativo mobile é um pouco pesado demais, para a realidade dos smartphones brasileiros.

 

t_logo

Telegram

Para quem se preocupa com as falhas de segurança dos aplicativos maiores, o Telegram se mostra como ótima opção. Os diálogos são codificadas, os chats são seguros e você também pode optar pelas mensagens que se autodestróem. Sua interface e funções são bem semelhantes às do WhatsApp, mas o seu diferencial, além da segurança, é a possibilidade de transferir arquivos de até 1 GB, além da possibilidade de criação de chats com 200 participantes! Mas a melhor função eu deixei para o final: você pode usar o Telegram em dispositivos múltiplos, inclusive o seu computador. Difícil de acreditar que ele seja grátis e sem publicidade, não?

 

LogoHome

Surespot

O princípio de mensagens codificadas para aumentar a segurança também foi adotado pelo Surespot. As mensagens de voz também estão presentes, e você pode até mesmo apagar conteúdos que já enviou para os dispositivos dos amigos. Para ativar uma conta no Surespot, você não precisa fornecer um número de telefone ou um endereço de email, e todos os arquivos enviados podem ser “trancados”, para que o recebedor não baixe uma foto enviada por você, por exemplo. Ele também é gratuito na Play Store e não apresenta anúncios publicitários.

 

uz2921SG

Kontalk

Este app também prioriza a segurança. O Kontalk, porém, não apresenta tantas funções como os anteriores (nem mesmo o chat de grupo está disponível), e a transferência de arquivos é bastante limitada. Quem precisar de um app leve, seguro (com mensagens criptografadas) e sem muitas possibilidades de configuração, esta pode ser a alternativa certa.

 

icon128-2x

Wire

Ele é o mais novo dos grandes aplicativos mensageiros, e apresenta um série de opções muito interessantes. Seu único problema é não ser muito difundido.

 

15 - 1

ICQ

Já até falamos do ICQ aqui no blog no passado. Não bastassem os concorrentes de peso como os mencionados acima, o WhatsApp tem mais um rival “veterano”: com novo design, o ICQ quer resgatar seus usuários oferecendo através de seu app gratuito conversas em grupo, chamadas em vídeo e acesso por computador. A nova versão do ICQ possibilita ainda o envio de PDFs e DOCs pelo aplicativo. E sim, ele fala “O-Oh” quando recebe uma mensagem.

 

Skype

Skype

Sim, Skype! Porque não? Estamos acostumados a pensar no skype como uma alternativa ao antigo MSN, mas na verdade o aplicativo Skype faz praticamente tudo que um Whatsapp da vida faz e tem recursos que nenhum outro comunicadores de mensagens tem. Como qualidade nas ligações por exemplo.

 

Informações Tech Tudo, opiniões Urucum Digital.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: