A assistente Cortana da Microsoft agora está disponível em IOS e Android

cortanaandroid-4.0.0

Depois de meses de testes e avaliações, a Microsoft está trazendo a assistente digital Cortana para o IOS e Android hoje.

É a mais recente parte do Windows 10 push da empresa, combinada com um foco maior sobre os serviços de plataforma cruzada e aplicativos. Microsoft originalmente lançou Cortana exclusivamente para Windows Phone no ano passado, mas o serviço já evoluiu para uma nova forma de conectar o PCs com Windows 10 e smartphones rodando Android ou iOS.

Essa conexão estréia hoje nos EUA e China, com novos aplicativos Cortana que permitem que os usuários Windows 10 compartilhem dados entre PCs, celulares com Android e iPhones. Enquanto a versão Windows do Cortana ainda vai ser mais poderoso do que os seus homólogos iOS e Android, a Microsoft vem trabalhando em formas de melhorar a integração em plataformas rivais. Microsoft firmou parceria com Cyanogen no início deste ano, e é agora ficou claro que Cortana é uma parte fundamental da parceria.

“Eles vão levar a experiência base de Android [de Cortana] e integrá-lo”, explica Marcus Ash, gerente de programa da Cortana – Microsoft, em entrevista ao The Verge. Ambos os aplicativos iOS e Android vai lidar com os conceitos básicos de capacidade de Cortana para rastrear voos, pacotes, interesses, tempo e lembretes, mas a versão Cyanogen apoiará “Hey Cortana” para ativar o assistente com apenas a sua voz. A integração Cyanogen também permite Cortana alternar os modos de rede, o poder de um dispositivo, ativar o modo silencioso, e outras funcionalidades do sistema.

Microsoft ativou muitas destas características sobre a versão Windows do Cortana, mas as restrições de desenvolvedor com Android e iOS significam que é mais difícil de integrar plenamente Cortana. Cyanogen parece ser uma resposta, mas isso não impede a Microsoft de tentar melhorar Cortana em iOS e Android. “Nós começamos com alguns dos cenários de comunicação, e pensar em como podemos fazer mais daqueles”, explica Ash. A Microsoft também está a investir fortemente na idéia de “continuação tarefa”, onde você pode compartilhar dados e retomar as atividades ou tarefas entre múltiplos dispositivos.

Parte da idéia “continuação tarefa” estréia hoje com a capacidade de responder a chamadas não atendidas com uma mensagem de texto no Windows 10 e dispositivos Android. É um pequeno exemplo de como Cortana pode ser executada em diferentes dispositivos e mantê-los todos em sincronia com inteligência. Isto não estará disponível no iOS ainda por causa das restrições de desenvolvedores da Apple, mas é fácil ver onde Cortana está indo no futuro. Microsoft tem notado um monte de feedbacks positivo em torno de notificações. “Você vai ver-nos fazer algum trabalho realmente interessante lá”, explica Ash, insinuando mais adições à tarefa de continuação. “Com um PC com Windows 10 no mix pensamos que podemos fazer algumas coisas muito poderosas.”

Resta saber quando Cortana vai dar as caras no Brasil.

 

Via The Verge

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: