Dioramas, as maquetes com atitude

As maquetes com mais personalidade que você já viu. Assim são os dioramas, réplicas de cenas, que congelam os momentos mais marcantes da ação emprestando muita criatividade e atitude para a história e educação.

yuri

Modelo Diorama em escala 1/350 do sub Yury Dolgorukiy no momento exato do lançamento de um míssil

O nome meio cafonitcha não faz justiça ao que, de fato, um diorama é.

Tem uma cidade em Goiás chamada Diorama, mas os dioramenses (?) vão ter que esperar outro post porque este não é sobre ela.

Dioramas são como aquelas maquetes de stand de vendas de lançamento de prédios, só que ao invés do prédio, são cenas. Pequenas ou até mesmo grandes réplicas que, assim como as fotografias, congelam um momento na história e, em 3 dimensões.

sub2

Quem usava muito os dioramas eram os teatrinhos ambulantes, de rua, no começo do século passado. O teatro oficial também, mas acabaram preferindo os painéis por causa da mobilidade. Mas quem consagrou os dioramas foram os museus, especialmente os de história natural. Afinal de contas, aquele corner dos humanos pré-históricos feito com manequins fica muito mais rico se eles estiverem ambientados em volta de uma fogueira, comendo sua caça diante de uma caverna. Portanto foi a educação o primeiro e ainda principal motivo para o uso de dioramas.

dsc_0169

Mas de algumas décadas para cá, os dioramas foram se democratizando, graças ao pessoal dos modelismos: os ferromodelistas, por exemplo, sabem que um modelo de trem precisa estar ambientado. Ou, um tanque de guerra, um navio de combate. E a história é a ponte comum aos dois universos.

8ba3b277fbff5de548b627b5903fb0b7

183603_357264101014769_460377079_n

528152_357264234348089_448616463_n

E a última característica desta evolução na história dos dioramas é a representação da cena com muito mais atitude e personalidade. Ao invés de uma caravela comportada em cima de um pedestal, o negócio agora é colocá-la surfando ondas gigantes em alto mar.

caravela

15c615c8976595535a792c7d6a4f1e30

Acão esta que, naturalmente nos leva ao mais a categoria mais recente: os dioramas de games, como este do Halo.

20_BelieveDiorama1

Que foram usados, inclusive, no comercial de lançamento em 2007:

Os dioramas que ilustram o post são alguns destaques de maquetes incríveis e altamente criativas na escolha do momento representado.

Enfim, tem muitos exemplos, muita coisa legal. Se você gostou dos dioramas, confira o nosso board “Action Figures & Dioramas”, no Pinterest do UoD.

 

Via Update or Die

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: