Independência é liberdade. Essa ideia é o que move o mundo a tempos, mas apenas se você for “normal”. Se por algum motivo você foge aos padrãos que a sociedade considera normal, então você se torna um excluído, em alguns casos até discriminado. Uma vez o ator Morgan Freeman falou sobre como acabar com o racismo, dizendo que simplesmente devemos esquecer essa bobagem de que somos diferentes. Parar de falar esses absurdos. O mesmo acontece quando falamos de pessoas com necessidades especiais, essas são ignoradas e consideradas diferentes. Que tal esquecer toda essa bobagem?
Ora, a tecnologia, as inovações não são para todos? Porque devemos ignorar o fato de que cadeirantes, por exemplo, podem receber produtos inovadores e de qualidade, e mais, com design interessante? Pensando nisso a Rollick tem produtos com propostas interessantes que promovem a mobilidade e a inclusão.
A Firefly, é uma bicicleta elétrica pra lá de maneira que é anexada a uma cadeira de rodas manual. Com travas simples de encaixe, ela transforma a cadeira de rodas em um meio de locomoção prático e divertido.
Projetado principalmente para uso ao ar livre, ela tem um alcance máximo de 30 km/h e pode se locomover para a frente e para trás. Ela também pode ser usada dentro de locais fechados, por exemplo, edifícios públicos, shoppings e centros de reabilitação.
Outra opção de cadeiras que a Rollick oferece é Dragonfly. Esse modelo tem um sistema propulsão manual que se conecta a cadeira de rodas. É uma boa opção para se exercitar em quanto se locomove.
A Pivot é uma cadeira com duas alavancas, uma de cada lado, que substitui as rodas traseiras. Movimentando as alavancas é possível controlar e locomover a cadeira de rodas de forma prática. A biomecânica da alavanca de propulsão permite que os usuários da Pivot vão mais longe e mais rápido, reduzindo significativamente as lesões de risco por Esforços Repetitivos (LER) do punho, braço e ombro, fora que oferece controle total de movimento.
Outro modelo oferecido pela Rollick é a Manta.
A Manta é uma cadeira de rodas elétrica compacta e leve, projetada para uso interno e ao ar livre. Ela pode ser desmontada rapidamente em três módulos que se encaixam em uma mala de tamanho médio. Isso permite que a Manta possa ser facilmente transportada em uma mala de carro, no trem ou no ônibus, ou como bagagem de porão em um avião.
Com a opção de bateria de lítio, a Manta pesa apenas 21 kg. Se a bateria de chumbo-ácido for escolhida, o peso vai aumentar em um adicional de 1,8 kg. O seu design compacto significa que a Manta é extremamente manobrável, tornando-a ideal tanto para escritório quanto para uso doméstico.
Todas essas cadeiras são desenvolvidas pela Rio Mobility em San Francisco e só provam que a inclusão pode ser natural, digna, moderna e interessante. Taí mais um motivo para enchermos a cidade com ciclovias e rampas.